quinta-feira, 25 de março de 2010


Quem há quinze anos passa pelas mesmas três ruas, diária e continuamente, vê chão; vê ladrilhos e pedras, olha quase sempre para baixo, sem buscar o novo, que há muito não deslumbra mais. Na verdade, irrita: carros passando, carros passando, carros, carros... Quem há quinze dias passa pelas mesmas três ruas, ainda olha pra cima, observa as árvores e pensa: até que muitas para uma capital... Sente o cheiro fresco e o ritmo frenético quase que contagiante, de uma cidade viva que chama, exige.

quinta-feira, 18 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Conceitos

FLANEUR:

Andarilho,“cavaleiro das ruas da cidade”; muitas vezes associado a “vagabundagem” por se propor observar e refletir sobre os fenômenos urbanos, sem se preocupar com o tempo. É o produto da vida moderna e da revolução industrial cuja postura combina noções sociológicas, antropológicas, literárias e históricas sobre a relação entre o indivíduo, a sociedade e o ambiente que está inserido. No contexto da arquitetura e planejamento urbano, o modo “flaneur” é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído.

TEORIA DA DERIVA:
A deriva é um estudo das ações do ambiente urbano no que se refere à emoção das pessoas. Partindo de um lugar qualquer, uma pessoa se lança à deriva e se deixa levar pelo meio urbano, por motivações que a façam percorrer um determinado traçado. O espaço a conduzirá por meio das sensações que propicia, sejam elas agradáveis ou desagradáveis.
PARKOUR:
Arte do deslocamento, que tem como objetivo o movimento no espaço urbano de forma mais eficiente e rápida possivel, usando as habilidades do corpo. Os praticantes correm, desviando-se de obstáculos de todas as formas, como se estivessem numa situação de emergência ou fuga, em que se economiza o maior tempo possivel.


FLASH MOB:

Eventos previamente combinados que promovem aglomerações de pessoas em ambientes públicos, no intuito de praticar alguma ação absolutamente inusitada. Alguns exemplos são guerras de travesseiros em praças, festas em metrôs etc.


























Thiago Flores

Primeiro trabalho de plástica: criação de um perfil por meio de imagens, usando o photoshop como ferramenta.
Perfil: Thiago Flores
Os que fizeram sabem que não é facil conhecer uma pessoa de uma semana para outra, muito menos entendê-la a ponto de conseguir representá-la em um desenho de photoshop (um bicho de sete cabeças até então). Por mais que não fosse esse o objetivo, nada melhor pra nos obrigar a nos conhecermos. E, no contexto de um início de curso, nada mais necessário.
Então, como todo mundo, busquei as coisas de que ele gostava e percebi um incrível bom gosto musical e uma habilidade singular em estampar camisetas. Descobri nele o gosto pela psicodelia, exepcionalmente pelo álbum The Dark Side of the Moon, com o qual também me identifico muito.
Dessa habilidade surgiu a idéia de fazer uma estampa de camiseta; desse álbum do Pink Floyd veio o prisma (espero que tenha dado pra ver) e o arco-íris. Somados aos seus gostos literários e musicais (em preto e branco) e uma pasciência enorme com o Mac (maldito vício pelo Windows) surgiu, enfim, o trabalho.
O que importa é que eu descobri que o Thiago é sem dúvidas diferente (o calouro pedreiroo!!!) e, como eu disse pra ele, difícil encontrar alguem com os gostos dele; é refinado, sabe? Então, Thiago, minha estampa não ficou tão boa quanto as suas, mas um dia eu chego lá.

PANIS ET CIRCENSES - MUTANTES

"Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei fazer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei plantar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar
Essas pessoas na sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer"

É isso. :)