quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abrigos

Esta idéia tem como objetivo fechar um circuito por meio de linhas de grafite no chão, feitas ou terminadas pelas pessoas que passam. Esse circuito, quando fechado, geraria um barulho estrondoso surpresa, que assustasse; a borracha e o lápis teriam a escala determinada na figura, para facilitar o desenho. No caso, trata-se de um abrigo para a curiosidade e para o inusitado na cidade. No caso da relação entre as próprias pessoas, pensamos no caso daquela que já vivenciou experiência do susto e, por curiosidade e por diversão, aguarda o outro que passa para assistir sua reação.
Já nesse outro abrigo, temos uma cúpula dupla, articulada e semi-aberta. Abaixo de onde se deita, bolinhas são levantadas por ventuinhas, acionadas pelo movimento (sensor de mercúrio). A ideia é que, quando uma pessoa se move, a ventuinha da outra se aciona; seria um abrigo para se passar o tempo, deitar-se e sentir-se à vontade, além de sentir o movimento das bolinhas no corpo.


Esse abrigo, que apelidamos abrigo da "pluralidade", temos 3 câmeras em 3 níveis diferentes do corpo. As 3 regiões que cada uma capturasse seriam visualizadas em um monitor, formando imagens de pessoas constituídas de partes daqueles que passassem por ali: cabeça, tronco e pernas. Seria divertido observar as diferentes combinações de corpos, como cabeça de homem e pernas de mulher, tronco de uma pessoa de terno, com pernas de shorts, etc.

Nessa ideia temos um abrigo constituido de cinco casulos, fechados por zíper e envolvidos de velcro. Eles seriam dependurados por cordas interdependentes, fazendo com que cada movimento de um casulo seja percebido pelos outros. Usariamos circuitos para gerar abaixo deles regiões frias e quentes: frias abaixo da área normal do casulo e quentes nas áreas entre eles. A ideia era que, em uma noite fria, para se sentirem confortáveis e aquecidas, as pessoas fossem obrigadas a se balançarem e grudarem no casulo visinho, afim de se sustentarem na área quente.








segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abrigo - primeiras ideias

Inicialmente, pensamos em um abrigo para a raiva, o stress, em que as pessoas pudessem descontar suas tensoes. A ideia era haver varios martelos, que fossem capazes de quebrar pequenas estruturas, depois estas foram trocadas por almofadas que se deformam e retornam a antiga forma.
Depois pensamos em usar o fluido nao-newtoniano, uma massa de agua e maizena, extremamente interativa, capaz de reagir as tensoes que se aplicam sobre ela, podendo ficar liquida ou solida. Vejam no video: http://www.youtube.com/watch?v=XlVHs54ZTFQ&feature=related
Como a mistura em si ja tem um grande potencial, nosso desafio agora e transforma-la de uma maneira original, na escala do corpo, e trabalhar com a ideia de abrigo.