terça-feira, 20 de abril de 2010

Objeto Interativo - Protótipo

COMO TRANSFORMAR UM CADERNO DE MÚSICA?


1) Sei tocar violino => CADERNO 1

TOQUE-O!


2) Não sei tocar instrumento algum! => CADERNO 2


TOQUE-O!



A proposta desse objeto interativo cuja inspiração vem de um caderno de partituras de violino é explorar as sensações promovidas pela música.
Quando se sabe tocar um instrumento, o caderno de partituras em si (número 1) dá a liberdade ao músico de ter essas sensações. Nesse caso, o verbo TOCAR se refere à tocar um instrumento, gerar música a partir de uma partitura.
Porém, quando não se sabe tocar instrumento algum (no caso, a situação mais comum) o caderno número dois se torna a surpresa capaz de gerar essa liberdade. TOCAR, nesse caso, se refere a explorar o objeto, encostar nele, afim de descobrir o que ele é. No final, nos deparamos com um pássaro, podemos fazê-lo ganhar movimento e vôo a partir de suas asas articuladas.




segunda-feira, 12 de abril de 2010

A performance do meu grupo ocorreu na escada do hall principal e tentou evidenciar sua elegância, suavidade e musicalidade, interrompida pelos degraus não tão suaves assim. Buscamos aproximar sua forma com a de uma harpa e nela "tocamos" uma música.
No trabalho da performance no SketchUp, tentamos passar a sensação musical por meio de cenas lentas e rápidas intercaladas; usamos as cores que provocavam as sensações do lugar (principalmente o azul gritante do hall) e, no piso do cilindro, os rostos que observavam, atentos. Talvez essa parte não tenha causado tantas sensações em quem assistia, mas sem dúvidas, em quem participava... Tenho pra mim que nosso público foi o maior, pela localização da performance, claro.
Enfim, é isso. Espero que a escada não seja tão óbvia e que o ritmo da câmera tenha ficado evidente!