quinta-feira, 11 de março de 2010

Conceitos

FLANEUR:

Andarilho,“cavaleiro das ruas da cidade”; muitas vezes associado a “vagabundagem” por se propor observar e refletir sobre os fenômenos urbanos, sem se preocupar com o tempo. É o produto da vida moderna e da revolução industrial cuja postura combina noções sociológicas, antropológicas, literárias e históricas sobre a relação entre o indivíduo, a sociedade e o ambiente que está inserido. No contexto da arquitetura e planejamento urbano, o modo “flaneur” é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído.

TEORIA DA DERIVA:
A deriva é um estudo das ações do ambiente urbano no que se refere à emoção das pessoas. Partindo de um lugar qualquer, uma pessoa se lança à deriva e se deixa levar pelo meio urbano, por motivações que a façam percorrer um determinado traçado. O espaço a conduzirá por meio das sensações que propicia, sejam elas agradáveis ou desagradáveis.
PARKOUR:
Arte do deslocamento, que tem como objetivo o movimento no espaço urbano de forma mais eficiente e rápida possivel, usando as habilidades do corpo. Os praticantes correm, desviando-se de obstáculos de todas as formas, como se estivessem numa situação de emergência ou fuga, em que se economiza o maior tempo possivel.


FLASH MOB:

Eventos previamente combinados que promovem aglomerações de pessoas em ambientes públicos, no intuito de praticar alguma ação absolutamente inusitada. Alguns exemplos são guerras de travesseiros em praças, festas em metrôs etc.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário